Estratégia empresarial são ações de direcionamentos planejadas e adotadas pela empresa para ganhar vantagem competitiva frente ao seu cenário de atuação, visando potencializar suas capacidades a fim de atingir objetivos organizações estabelecidos.
Tem a finalidade de direcionar as ações empresariais, aproveitando os recursos disponíveis, e a orientação a seguir, perante o cenário de atuação e os diversos objetivos organizacionais.
Refere-se ao caminho pelo qual a direção da empresa conduzirá a organização, tendo como referência o produto/serviço oferecido, mercado escolhido, cenário de atuação existente e os objetivos organizacionais estabelecidos. No texto de hoje, vamos apresentar 4 passos para realizar uma estratégia profissional.
Defina bem suas prioridades
Um grande erro cometido por diversos gestores é definir muitas prioridades e não dar conta de nenhuma delas. Portanto, foque apenas nas prioridades que você sabe que consegue desenvolver.
Colete e analise os dados
Empreendedores geralmente especificam metas mensuráveis em suas estratégias empresariais. Mas se o plano começa a dar errado, o projeto pode acabar sendo engavetado e esquecido por muito tempo. Uma dica para garantir uma boa execução é escolher indicadores de desempenho (KPIs) que possam ser medidos e monitorados de forma contínua.
Mantenha uma rotina de reuniões
Para garantir que a organização se mantenha em sincronia com o plano estratégico, a equipe deve se reunir com certa frequência para estar sempre se atualizando do desenvolvimento dos projetos.
A rotina de reuniões pode ser feita com encontros diários, logo no início do dia, com duração de até 15 minutos, onde possam ser esclarecidos todos os relatórios e alterações, de forma que a equipe consiga melhorar as situações problemáticas rapidamente.
Avalie a estratégia
O gestor que realmente quer saber como fazer uma estratégia empresarial precisa ter em mente que deve se reunir separadamente com a equipe encarregada pela execução e com todos os responsáveis pela gestão mensalmente ou trimestralmente, para avaliar o progresso do plano estratégico.
As reuniões estratégicas periódicas devem discutir pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da empresa. Esse processo é conhecido como análise SWOT e é essencial para empresas de todos os segmentos que querem adquirir autoconhecimento.
Comments