Aplicação de técnicas financeiras e contábeis, com o objetivo de identificar a viabilidade da aplicação de capital para a empresa em determinado momento e projeto, esta é a análise de investimentos. Ela leva em conta os riscos envolvidos no projeto, sendo possível estimar o retorno que será obtido, seja positivo seja negativo. Assim, o gestor tem a possibilidade de criar estratégias para contornar a situação e obter maiores lucros.
Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são: payback, payback descontado, valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR). O primeiro deles, o payback, é considerado o método mais básico para analisar a viabilidade de um investimento. Esse cálculo determina o tempo necessário para recuperar o valor investido.
O investimento pode ser, por exemplo, a contratação de um funcionário, a compra de novo equipamento para o campo ou a abertura de uma nova loja de venda de cosméticos à base das sobras das plantações. Alinhado a isso, o termo payback descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.
Uma outra forma de analisar os investimentos realizados, é calculando o Valor Presente Líquido (VPL), considerado um modelo mais sofisticado que o payback. O valor do dinheiro no tempo e o custo de capital da empresa são considerados no VPL, fornecendo um cenário mais realista sobre o investimento. Já a taxa interna de retorno (TIR) atua como um complemento ao VPL, uma vez que representa a taxa de desconto que equipara seu valor a zero, fazendo com que as entradas sejam iguais às saídas e refletindo os ganhos reais do projeto.
No módulo ‘Análise e Projetos de Investimentos' do MBA Vendas no Agronegócio, o aluno aprende todas as nuances e análises a serem feitas antes de realizar um investimento, para que eles tragam um retorno satisfatório e positivo. Com duração de apenas 16 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.
Comments