A estratégia de confinamento no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos, estimando-se que até 2025, alcancemos o número de 10 milhões de animais confinados. A abertura do mercado externo para a carne nacional alinhada à demanda doméstica e a maior exigência dos mercados de carne premium, são fatores que exigiram dos pecuaristas produzirem animais de excelência, com melhor acabamento de carcaça, produzindo mais em menos tempo, são resultados que foram encontrados a partir do confinamento.
Assim, justifica-se a intensificação de confinamentos no país, uma vez que produtores começaram a entender essa nova dinâmica de mercado de enxergar no confinamento uma oportunidade de aumentar a eficiência produtiva de seus rebanhos.
No entanto, trabalhar com confinamento envolve custos e investimentos significativos, deixando a seguinte dúvida: confinamento de boi dá lucro? Claro, dá lucro sim. Mas, para isso, são necessários alguns investimentos.
Estrutura necessária para confinamento
Um confinamento exigirá a seguinte estrutura básica: tronco com balança, curral para manejo, área para preparo e armazenamento da ração, assim como sistemas para abastecimento de água, manejo de dejetos sólidos e líquidos.
Prioridade no bem-estar animal
Um dos pontos primordiais do confinamento é a garantia do bem-estar animal, questão que precisa estar prevista no planejamento do investimento em infraestrutura. Tenha em mente que quanto mais cuidado e atenção você der às questões que garantirão o bem-estar do seu rebanho, menores riscos de doenças, menos situações de estresse, e maior o desempenho dos animais você terá.
Gestão do rebanho
Entenda que em um confinamento é necessário o acompanhamento e gestão diária e individual dos bovinos, e para que essa atividade seja eficiente e assertiva o mais indicado é que você invista em um software pecuária. Graças à integração da tecnologia na pecuária e o movimento da pecuária de precisão, essa tarefa pode ser automatizada e facilmente acompanhada.
Este e outros temas relevantes são abordados no MBA Nutrição e Gestão de Confinamento oferecido pela FGI, que tem como objetivo trazer uma visão moderna e compreender todos os aspectos sobre nutrição e confinamentode gado de corte, preparando o profissional para a nova realidade da pecuária brasileira.
O curso é concluído em apenas 1 ano e 5 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Ficou interessado(a)? Clique aqui e se inscreva.
Comments