A história exibida originalmente pelo ‘Giro do Boi’, programa matinal exibido de segunda a sexta pelo Canal Rural, sobre a raça bovina que ostenta o título de mais musculosa do mundo despertou a curiosidade do público da TV e da internet. A notícia sobre o boi “halterofilista” tornou-se, assim, a mais lida da editoria de ‘Pecuária’ do site no decorrer da última semana.
A raça bovina Belgian Blue ou Belga Azul é conhecida pelos seus surpreendentes músculos que são totalmente fora do parâmetro em relação a outras raças, praticamente um ‘halterofilista‘. O toro Belga Azul, é originário da Bélgica central e em sua primeira linhagem é possível encontrar genes do gado Shorthorn, importado da Inglaterra entre os anos de 1850 a 1890.
O Belgian Blue é mais um animal de dupla aptidão de produção, que produz carne e leite. Em relação a outros animais como os da raça Angus e Hereford, ele possui menos cobertura de gordura, 16% a menos de marmoreio de acordo com os novos padrões da carne magra da raça.
A fim de completar a sua forma robusta, ele ainda apresenta linhas arredondadas, ombro, anca, traseira e lombo extremamente grandes. Sua pelagem tem uma coloração diferenciada entre as cores branca, azul e às vezes negra.
Conforme a evolução genética da raça, tudo foi melhorado e aperfeiçoado, até a própria musculatura dupla. Mesmo com tanto músculo ele não é um animal de porte grande, mas em questão de peso, pesa muito!
Aos 12 meses de idade os machos pesam em média 470 kg e mede um metro e vinte centímetros de altura, já as vacas chegam a pesar 370 kg e um metro e quinze de altura. Na maioridade dos 24 meses, com seus 2 dentes, os machos chegam a atingir 770 kg e as fêmeas 500 kg.
É possível encontrar um touro Belgian Blue por toda a américa do norte e américa do sul, inclusive no brasil. Aliás, diversos criadores do Belga Azul já apostam em cruzamentos com o Nelore, com o intuito de melhorar o rendimento da carcaça e obter uma carne de qualidade premium.
Comentários