O agronegócio é um dos setores que mais impulsionam a economia brasileira e esse mercado abre, cada vez mais, espaço para que o empreendedorismo seja exercido, gerando mais empregos e lucratividade para o país. O aumento vertiginoso da população mundial nos próximos anos demandará cada vez mais alimentos. E esse cenário favorece os novos negócios na agricultura.
É claro que além de uma visão estratégica, exige do empreendedor uma parte técnica mais bem apurada, afinal esse segmento é bem específico e quanto mais conhecimento, melhor.
Tecnologia
Segundo levantamento da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas do Brasil usam algum tipo de inovação tecnológica em seus processos produtivos. Logo, a tecnologia chegou ao campo para contribuir no aumento dos resultados do agronegócio no Brasil.
Uma oportunidade de tecnologia que vem crescendo nos últimos anos é a chamada “Agritech”. Esse nicho do agronegócio aparece com soluções para o trabalhador do campo, por meio de aplicativos e drones para monitoramento de lavouras. O setor representa uma grande oportunidade para profissionais de TI contribuírem para a agricultura nacional, cuidando da saúde do plantio, reduzindo os custos e aumentando a produtividade.
Além desta, uma outra que merece destaque são os bioestimulantes, uma alternativa livre de agrotóxicos para fortalecer as plantas. O uso de produtos limpos “renováveis” e de alta performance estão cada vez mais presentes no campo, se tornando aliados ao manejo, o que permite explorar esse potencial.
Os bioestimulantes são substâncias de origem biológica que podem ser constituídos de diferentes formulações que vão desde produtos a base de ácidos fúlvicos, ácidos húmicos, extratos de algas e aminoácidos.
O uso destes produtos atualmente tem se tornado uma boa ferramenta para o agricultor, pois podem auxiliar no melhor metabolismo das plantas além de aumentar a resistência e consequentemente podem incrementar a produtividade.
Oportunidades
Em um cenário de oportunidades e crescimento, a tecnologia se torna presente e caminha lado a lado com a criatividade. Nos exemplos acima, mostramos duas ideias que ganharam espaço no mercado e têm ajudado os produtores a obter resultados mais proeminentes.
Mas calma! O empreendedorismo no agronegócio sempre vai ter espaço para novas ideias, principalmente se estas facilitarem a vida dos produtores. Basta descobrir uma necessidade urgente e criar uma solução viável e inovadora.
Comments