A Liderança Sistêmica é uma nova forma de conduzir empresas e equipes. Busca explorar habilidades e ferramentas necessárias para adentrar em um cenário complexo de líderes e subordinados. Ela está presente na união de quatro tipos de líderes: centralizados, democráticos, meritocráticos e participativos. Cada um deles, por si só, não conseguem contemplar um bom gerenciamento de equipe, mas, quando juntos, podem sim, transformar o ambiente corporativo.
A liderança centralizada acontece quando o empreendedor reúne todas as decisões em seu formato e afasta sua equipe desta técnica, representa um padrão de gestão em que o líder possui muitos problemas para incumbir os afazeres aos seus liderados, em dar-lhes encargos e, por essa razão, termina intervindo sempre em todas as atividades da organização.
Por outro lado, a liderança democrática é percebida quando o líder acaba compartilhando as responsabilidades com o meio e introduzindo-a nas ações de edificação dos resultados. A liderança meritocrática diz respeito ao aspecto de gerir através da meritocracia e valorização dos colaboradores, ou seja, estimulando sua operosidade, motivação e engajamento, e distinguindo o resultado conforme o processo de evolução cognitivo e aprendizagem de cada indivíduo.
Por fim, a liderança participativa acontece quando há uma união de forças de um grupo para a implementação da solução de uma oportunidade ou problema, criando estratégias de grupos e subgrupos para efetivação de uma determinada ação com lideranças pré-definidas. Ou seja, é uma adesão de forças para assegurar ainda mais inteligência ao grupo, fortificando os componentes e fazendo com que o resultado final possua ainda mais qualidade.
No módulo ‘Liderança Sistêmica’ do MBA Liderança e Excelência Humana, o aluno aprende como trilhar o caminho para a criação de um ambiente inovador dentro de uma organização. Com duração de 18 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.
Prof. Dr. SEBASTIÃO CARLÚCIO ALVES FILHO
Comments