A matemática e a análise financeira se dedicam aos dados financeiros em geral. A gestão financeira é o centro de uma instituição, pois ela é a área responsável por fornecer recursos para que toda a operação possa existir como um todo, e de forma eficiente. Nos setores bancário e de financiamento, essa análise e gestão é de extrema importância.
A gestão financeira serve para fazer toda a análise dos indicadores financeiros de uma empresa. A partir daí, os gestores conseguem entender aonde a empresa está indo e qual seria o caminho ideal para percorrer. Através desta gestão, é possível identificar se a operação está gerando lucro ou prejuízo. E também entender quanto pode ser investido em novas áreas, equipamentos e softwares, além de quais ações precisam ser tomadas para melhorar o financeiro da empresa, em casos de prejuízos.
Os profissionais que lidam com a gestão financeira têm o importante dever de cuidar da entrada de caixa do negócio, quitar as contas e, ainda, trabalhar para identificar gastos desnecessários. Independente do tamanho da instituição, é preciso investir em uma boa gestão financeira para administrar corretamente o capital. Assim, torna-se possível fortalecer a presença no mercado, apostar em novos investimentos e expandir as operações.
Portanto, os papéis importantes que uma boa gestão financeira desempenha dentro de uma organização são: planejamento financeiro ao evidenciar a necessidade de crescimento da organização, identificar problemas e desafios futuros, selecionar ativos rentáveis e condizentes com a empresa e estabelecer rentabilidade mínima dos ativos; controle financeiro ou controladoria ao acompanhar e avaliar o desempenho financeiro da empresa, analisar desvios dos indicadores financeiros, comparando o previsto com o realizado, definir medidas corretivas básicas, implementar medidas corretivas e verificar eficácia, verificar a emissão de notas fiscais.
Além destes, também é necessário atuar com: administração de ativos, ao estabelecer a melhor estrutura em termos de risco e retorno dos ativos (gestão de riscos), acompanhar defasagens entre entradas e saídas (fluxo de caixa, gestão do capital de giro) e fazer uma boa gestão de investimentos e administração de passivos, ao gerenciar a estrutura de capital (financiamentos) da organização e garantir a estrutura de capital mais eficaz em termos de liquidez, risco financeiro e redução de custos.
No módulo ‘Matemática e Análise Financeira’ do MBA Banking e Mercado de Capitais, o aluno aprende as mais modernas técnicas e estratégias de vendas para aprimorar os resultados de vendas no seu negócio. Com duração de apenas 1 ano, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo. Ficou interessado(a)? Clique aqui e conheça o futuro do mercado bancário.
Comentários