Nos últimos anos, os horários de funcionamento da Bolsa de Valores, B3, tem mudado muito. Essa mudança aconteceu mais uma vez na segunda-feira da semana passada, 15 de março. A bolsa operava em horário estendido desde 3 de novembro devido à diferença de 2 horas com a sede da Bolsa nos EUA. Porém, com a volta do horário de verão dos EUA, a diferença de duas horas entre Brasil e Nova York caiu pela metade novamente. Dessa forma, as bolsas norte-americanas passam a abrir às 10h30 e fechar às 17h, no horário de Brasília.
Essa nova realidade permitiu que a Bolsa brasileira voltasse a operar em seu horário normal, encerrando as negociações às 17h do horário de Brasília. Assim, o Ibovespa abre às 10h, com o fechamento às 17h. Com a mudança de horário, voltam também as negociações das 17h30 às 18h, chamadas de "after market".
O After-Market é, na definição da própria Bolsa, “o período de negociação que ocorre fora do horário regular de Pregão”. Segundo o InfoMoney, esse período permite que pessoas que trabalham o dia todo e não têm muito tempo de fazer as suas operações de compra e venda de ações, possam fazer transações dentro de algumas regras preestabelecidas. A transação de compra e venda de ações é feita da mesma maneira, por meio do home broker ou então pela mesa de operações da corretora.
O After Market dura apenas meia hora, mas no início tinha uma duração ainda maior, de três horas, e terminava apenas às 22h. No entanto, em meados de 2000, com o apagão energético que aconteceu no país e a necessidade de economizar energia, este horário foi reduzido.
Comments