De maneira prática, os FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários) são geridos por um profissional, tendo como objetivo investir em empreendimentos imobiliários dos mais diversos tipos, como por exemplo: galpões logísticos, shopping centers, lajes corporativas, como também em títulos atrelados a valores imobiliários.
Visa, portanto, a obtenção de rendimentos desses ativos, seja pela renda, venda ou pagamento de juros. Mas o que analisar antes de investir em Fundos Imobiliários? No texto de hoje, vamos dar algumas dicas. Continue com a gente!
Atipicidade e prazo de contratos
Existem dois tipos de contrato possíveis quando se investe em fundos imobiliários, o típico e o atípico. No primeiro, o contrato possui uma duração mais curta, de apenas cinco anos, com o estabelecimento de reajuste anual e uma revisional ao fim do terceiro ano.
Ao contrário, o atípico, costumam ter prazo de vencimento mais longo, geralmente de dez anos, com reajustes anuais, mas sem revisionais. Quanto aos prazos, quanto mais longo, maior é a previsibilidade da receita. Isso pode ser explicado porque o indivíduo que efetuou a locação tem menor chance de sair no meio de um contrato.
Volatilidade e liquidez
É importante sempre buscar ativos com menor propensão à oscilação em momentos de grande incerteza, ou seja, com menor volatilidade; essa escolha pode te trazer mais segurança quando o mercado não estiver tão favorável. Já com a liquidez, é importante escolher aquela mais alta, com grande capacidade de reverter as cotas em dinheiro com a venda em Bolsa.
Relação P/VPA
É aconselhável observar e fazer a relação entre preço e valor patrimonial (P/VPA). Os resultados acima de 1 podem indicar que o fundo está “caro”, negociando com ágio, enquanto valores abaixo de 1 podem sinalizar que o fundo está negociando com deságio, isto é, com desconto.
Taxa de Vacância e Caixa sobre Patrimônio Líquido
A vacância indica a área bruta locável (ABL) que não está sendo ocupada, é bom que essa taxa seja de 0. Já o caixa sobre patrimônio líquido, é a locação dos recursos em ativos-alvos do fundo. Para medí-la, leve em consideração a relação entre caixa e patrimônio líquido (PL). Quanto maior o resultado, menor será a locação do fundo em ativos.
Comments