O medo de andar de carro também é conhecido como amaxofobia e essa é uma fobia bastante comum. Clinicamente, é possível classificá-la como uma fobia específica do subtipo situacional.
A amaxofobia é uma fobia extremamente difundida e também incapacitante, se manifesta com os sintomas típicos da ansiedade, desde falta de ar, dores no estômago, tremores e suores até ataques de pânico.
Essa fobia pode ser causada por, por exemplo, insegurança, envolvimento de entes queridos em acidentes ou qualquer tipo de memória dolorosa relacionada e com o tempo, os sintomas muitas vezes se tornam “normalizados” e “aceitos” como crenças limitantes na vida dessa pessoa.
A boa notícia é que para as pessoas que sofrem com o medo de andar de carro, existem profissionais altamente qualificados para ajudar no tratamento.
Todo mundo se recupera de forma diferente, mas a recuperação é possível. A duração do tratamento da amaxofobia depende de vários fatores, como por quanto tempo este problema está enraizado na vida pessoal e até as experiências relacionadas com a condução que viveu. Já o tempo de recuperação depende em grande parte da causa e do quão ativo a pessoa está no processo de tratamento.
Existem várias maneiras de derrotar as fobias e a Faculdade de Gestão e Inovação oferece a Pós-Graduação em Psicologia do Tráfego, que tem como missão formar profissionais altamente treinados para lidar com sucesso com esses distúrbios.
Os ingressantes da pós em Psicologia do Tráfego terão a oportunidade de aprender mais sobre a docência para o trânsito e ações psicossocioeducativas com foco no tráfego. O módulo 3 dessa pós é inteiramente focado em ansiedade, fobias e na própria amaxofobia, o módulo foi desenvolvido com o intuito de capacitar os alunos para serem profissionais habilitados para auxiliar no tratamento dos pacientes com esse e outros tipos de fobias.
A nossa pós tem duração de 1 ano e 4 meses, é dividida em 14 módulos, o seu formato é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana com aulas ao vivo. É uma ótima oportunidade para quem tem a agenda apertada durante a semana.
Comments